Uma ação trabalhista coletiva envolvendo 63 trabalhadores está sendo movida pelo sindicato da categoria contra a HR Segurança e Vigilância LTDA, e está sendo julgada pela 8ª Vara do Trabalho. O atraso salarial estaria entrando no terceiro mês, mas a empresa recebe regularmente da Prefeitura de Porto Velho, por serviços prestados à Secretaria Municipal da Saúde (Semsau).


O Blog apurou que a prefeitura já teria sido informada sobre os atrasos nos salários, mas continua pagando normalmente o contrato, já que a empresa de vigilância consegue apresentar as certidões, pois ainda não houve condenação.
Seria cabível chamar os responsáveis pela empresa e condicionar o pagamento dos valores empenhados à quitação dos salários atrasados, mas por enquanto ninguém da Prefeitura de Porto Velho se mexe. Na prefeitura, o valor empenhado para a empresa ultrapassa os R$ 3 milhões.


Haveria uma explicação para a inércia da prefeitura, que pode até vir a ser condenada a pagar os funcionários da empresa, pois os vigilantes estão prestando indiretamente um serviço ao município. Se a empresa não tiver como pagar, a Justiça do Trabalho pode acabar determinando que prefeitura pague.
O caso é que a empresa seria ligada a um político antigo, useiro e vezeiro de usar empresas de segurança para ganhar dinheiro. E que o político é amigo do prefeito Hildon Chaves, até as paredes da prefeitura sabem.