Mais de 200 pessoas aguardam cirurgia eletiva em Candeias desde 2021, mas pelo jeito terão que esperar mais 1 ano. O dinheiro veio do governo do estado e está na conta do município há quase três anos, mas por incompetência de gente que passou pela prefeitura, não foi aplicado.
Há um mês o secretário Municipal da Saúde de Candeias, Nikollas Munhoz, e o prefeito Lindomar Garçom conseguiram dar andamento ao processo e encaminhar a contratação de uma empresa para realizar as cirurgias. Acontece que o governo do estado não autorizou a realização de cirurgias gerais com o recurso, somente cirurgias ortopédicas e urológicas.
Agora, um município que mal possui um posto de saúde, não poderá usar o dinheiro para atender mais de 200 cidadãos que esperam há anos por esse momento, pois o governo não autoriza o procedimento geral, somente os especializados.
A situação já teria sido encaminhada ao Ministério Público, pois quem está pagando o pato é o povo.
O estado não tem estrutura para atender todos os pacientes. Não é má vontade. É que realmente não há como fazer todas as cirurgias, por isso alguns convênios têm sido feitos. Por isso o município de Candeias assinou um convênio como o Hospital Central e com uma empresa privada que venceu a licitação. Acontece que, como o dinheiro já está na conta desde 2021, é preciso que o governo autorize.
Por enquanto os pacientes do Candeias estão ficando sem presente de Natal.